5 estratégias de Marketing Digital para a sua academia

A publicidade faz parte do mundo dos negócios, em qualquer segmento, e o marketing digital para academia é uma maneira de divulgar um empreendimento que tem um público-alvo diversificado e está cada vez mais em evidência, principalmente por conciliar atividades variadas para a obtenção de saúde, definição corporal e um momento de lazer.

As mídias tradicionais ainda funcionam para grande parte da população, e isso não deve ser ignorado. 

Contudo, dependendo do orçamento disponível para uma campanha publicitária, é preciso estar presente em todos os espaços, inclusive o meio digital, para angariar cada vez mais clientes. 

O marketing digital tem sido um ambiente que tem funcionado para diversos empreendimentos comerciais, principalmente para o público mais jovem/adulto e que tem interesse em práticas esportivas e atividades físicas. 

São diversos empreendimentos que possuem características semelhantes e que apostam na divulgação online, entre os quais:

  • Academias de ginástica e musculação;
  • Artes marciais;
  • Box de crossfit;
  • Treinamentos funcionais.

A busca pelo corpo perfeito ainda é uma meta que muitas pessoas se propõem ao longo do ano, principalmente quando chegam as estações do ano mais quentes, como primavera e verão. 

Contudo, esse não é o único objetivo, e nem deve ser, pois cada pessoa possui uma estrutura corporal e a prática física contribui para a manutenção da saúde física e mental como um todo.

Assim, o que se propõe agora é promover a saúde e o bem-estar pessoal, visando mais qualidade de vida e afastar as pessoas do sedentarismo.

Logo, as academias, quaisquer que sejam as atividades praticadas, devem mirar a campanha publicitária para pontos que podem melhorar a estética corporal, e ir além, demonstrando os impactos na saúde. 

Direcionado para um público que está presente nas plataformas digitais, o marketing digital possui estratégias que são fundamentais para angariar novos clientes para esses ambientes. 

Além disso, pode destacar o empreendimento perante a concorrência, o que é saudável para o crescimento empresarial.

Veja a seguir 5 estratégias que podem ser colocadas em prática em uma campanha publicitária online e que podem fazer toda a diferença no posicionamento de uma marca ou um serviço de academia.

  1. Crie e promova um site profissional

Para dar início a uma campanha de Marketing Digital eficiente, é preciso estar presente no mundo virtual. Isso pode ser resolvido a partir da criação de um site corporativo, com informações relevantes e acessibilidade dinâmica ou mesmo uso de redes sociais.

A ajuda profissional é sempre estimulada, pois há detalhes técnicos que precisam ser resolvidos para oferecer uma experiência de navegação fluida e bastante acessível. 

Dessa forma, é preciso criar um site profissional, com atalhos que são fundamentais para atrair os leads, isso é, pessoas interessadas em conhecer mais sobre a academia. 

Por isso é preciso incluir alguns botões com informações específicas, entre as quais:

  • Contato;
  • Espaço disponível;
  • Localização;
  • Professores;
  • Modalidades oferecidas.

O site deve conter outros links, como área de fotos e vídeos, além de depoimentos de clientes e um espaço para divulgar parcerias comerciais. 

A divulgação do site deve ser pelos próprios meios digitais, como as redes sociais e, por que não, até mesmo um aplicativo da própria academia. 

  1. Invista em SEO para sites de busca

Uma estratégia que pode ser aplicada na campanha publicitária é o SEO (Search Engine Optimization), criando palavras-chave dentro de conteúdos que estão presentes em textos ou mesmo nas redes sociais da academia.

É possível estimular os algoritmos para que o site esteja entre os primeiros no site de busca.

Para isso, além de um SEO adequado, é preciso entender como anunciar no Google Ads e observar o aumento no número de visitas nos conteúdos promovidos.  

Essa é uma maneira de tornar a empresa mais conhecida no ambiente virtual, se destacando perante a concorrência. Também é possível trabalhar os leads (clientes/praticantes) por meio da jornada de compra e no ciclo de exercícios, posteriormente. 

Para que a estratégia de SEO tenha um resultado satisfatório, é preciso criar um conteúdo rico e com palavras-chave que passem pelo algoritmo. 

Isso pode ser produzido por empresas especializadas, que entendem qual o tipo de público-alvo deve alcançar, e como atrair os leads por meio dos materiais criados de forma contínua.

  1. Acredite no potencial das imagens

A instalação de um novo equipamento de ginástica em uma academia de musculação pode ser o passo inicial para começar a fazer imagens que possam chamar a atenção dos leads.

Assim como no site corporativo é necessário ter um espaço dedicado a fotos do local de instalação, há plataformas digitais dedicadas apenas a isso, com um acesso muito alto. 

Para fazer valer a pena uma publicação, por exemplo, é possível investir parte do orçamento da campanha publicitária no Instagram Ads, utilizando as famosas hashtags (#) como uma forma de promover um novo equipamento ou a contratação de profissionais da área de educação física. 

As academias prezam pelas imagens saudáveis, e isso pode ser explorado por meio de fotos dos alunos, mostrando a evolução conforme passa o tempo, dos ambientes de ginástica e possíveis ganhos. 

É necessário acreditar no potencial das imagens, pois elas são fundamentais, principalmente na velocidade e linguagem das redes, visto que facilita a compreensão e desperta o interesse.

  1. Faça parte das redes sociais do cliente

Essas fotos produzidas pelos clientes podem ser compartilhadas nas redes sociais da academia.

Assim há uma produção maior de postagens, mesmo que de forma orgânica, para alcançar um público ainda maior e que poderia estar fora do radar, o que também traz valor para a relação marca – cliente.

Para abranger ainda mais o público, e acertar no algoritmo das redes sociais, é preciso entender como funciona o Facebook Ads e fazer um investimento nas publicações que podem dar ainda mais destaque para a academia.

Essa é uma plataforma digital que permite a publicação de diferentes tipos de postagens, além das fotos. Textos podem ser divulgados e serem direcionados para o site, onde é mais fácil aplicar a estratégia do funil de compra.

As redes sociais também servem para divulgar novos produtos e serviços que estão à disposição na academia, podendo servir como um atrativo para novos clientes, ou mesmo os antigos que deixaram de comparecer por diferentes motivos. 

O importante é estar presente e não abrir espaço para a concorrência, estudando as redes e novos comportamentos dos usuários. 

  1. Produza vídeos virais

Um material que tem grande apelo visual são os vídeos publicados na internet. 

Com plataformas digitais exclusivas para esse tipo de produção, o valor de investimento é relativamente baixo, levando em consideração que muitos smartphones permitem uma filmagem de qualidade.

Além de ser fácil gravar, é ainda mais fácil fazer o compartilhamento dos vídeos produzidos em uma academia de musculação, ginástica, ou mesmo um box de crossfit. 

As próprias redes sociais já mencionadas permitem enviar vídeos curtos, e esses promovem o empreendimento de tal forma que é preciso estabelecer algumas regras para que possa viralizar de maneira adequada.

Quando os professores perceberem que um aluno está filmando, basta solicitar que seja marcado o local, utilizando o endereço eletrônico. 

Além disso, as hashtags podem impulsionar a publicação, ajudando até mesmo na estratégia de SEO para as ferramentas de busca.

As pessoas responsáveis pelo empreendimento devem estimular esse tipo de ação, pois é algo que não custa dinheiro, pelo contrário, é um valor imensurável que pode ser muito benéfico para a divulgação do espaço em outras mídias sociais.

Com isso, atinge-se um público maior, que pode resultar em novos leads e potenciais clientes que podem se interessar pelos serviços prestados pela academia.

Conclusão

É preciso ter a consciência de que toda campanha de marketing possui um começo, um meio e o fim. Porém o investimento em marketing digital deve ser recorrente, e as campanhas renovadas.

Isso significa que é possível focar em detalhes que podem ser explorados em cada momento, utilizando a sazonalidade das estações e até feriados municipais, estaduais e nacionais. 

Sendo assim, é preciso investir na criatividade em todas as peças publicitárias voltadas para o marketing digital, sempre tentando surpreender os internautas.

Aplicar estratégia de CTA (Call To Action) dentro das plataformas digitais é uma maneira de despertar a curiosidade, e isso é fundamental em toda campanha publicitária. 

É preciso despertar o apelo consumidor dos clientes e fazer com que eles se sintam parte de uma organização, ou uma comunidade, principalmente quando se trata de promover a saúde individual. 

Uma academia, quaisquer que sejam as atividades praticadas, possui uma infinidade de ações que podem ser demonstradas e, somado ao bem-estar e a melhora da autoestima pessoal dos clientes, devem ser exploradas ao máximo para alcançar novos públicos e fidelizar os antigos – desde o ambiente em si até nas mídias online.

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